sexta-feira, setembro 16, 2005

O problema dos estereótipos

A propósito do Esquadrão G, da SIC, tenho ouvido uma série de pessoas que tenho por bem formadas e civilizadas dizer, e escrever, que está tudo bem mas que o desagradável é que seja apresentado no programa um estereótipo de gay efeminado e amaricado.
Na sequência do que disse a f. no Glória Fácil, vem agora o JMF, do Terras do Nunca, dizer que...

Estavam à espera de quê? Que a televisão fosse um veículo para educar o povo?

...O problema desta frase, que eu acho que resume tudo, é o estereótipo em que eles próprios, involutariamente, caem quando querem combater os estereótipos.
Mas por que raio é que um gay efeminado, amaricado, há-de ser pior ou mais criticável que um gay com o ar mais macho do mundo?
Faz sempre lembrar aquela conversa do tipo "eu não tenho nada contra os gays... mas eles que eles fiquem em casa e não se mostrem na rua. Agora lá isso de andarem de mão dada na rua e aos beijos, que escândalo!!!"

3 Comments:

Blogger just me said...

A televisão é com toda a certeza um veículo de educação, ou deveria ser!
A questão do abichanado ou do amaricado, é que não vê nos outros programas de hetero os apresentadores a coçar os ditos e a cuspir escarretas para o chão! O principio é o mesmo! E não, não tenho nada contra os homossexuais, tenho é contra os exageros! De ambas os lados!

11:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A televisão deveria contribuir para a educação do povo. De acordo. A questão de mexer nos ouvidos, palitar os dentes, cuspir e coçar os ditos é uma questão de educação, sejam as pessoas hetero ou homossexuais. As pessoas serem mais ou menos "amaneiradas", é uma questão de estética pessoal. Não é discutível.

1:37 da tarde  
Blogger Shyznogud said...

Correndo o risco de não lhe estar a mostrar nada de novo aconselho-o a seguir o link (aliás, já referido no Glória Fácil) que lhe deixo http://valedealmeida.blogspot.com/2005/09/no-s-nada.html Talvez algumas das suas dúvidas fiquem esclarecidas

2:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home