quinta-feira, outubro 13, 2005

Figo



A propósito da quebra do recorde de golos na selecção pelo Pauleta, superando num a marca do Eusébio, fui lendo o que se escreveu, aqui e aqui,

E só me apetece lembrar que, por mais golos que o Pauleta faça, por mais que nos deliciemos com as fintas do Cristiano Ronaldo e com o deslizar sobre o campo do Deco, a verdadeira homenagem, justa, e merecida, tem de ir para o Figo. Para aquele que tem sido, tão só, o melhor jogador português dos últimos vinte anos. O expoente de uma geração de jogadores que elevou o futebol nacional de patamar.
O Figo tem 33 anos. Jã não corre como antigamente, já não dribla como antigamente. Mas esforça-se como fazia quando tinha 19 anos e eu o via em Alvalade. Ele sim é o maior e convém que cada um de nós pense duas vezes antes de soltar um "tás velho".

Se Eusébio ficou para a história como o Rei, Figo é o Princípe herdeiro e primeiro na linha de sucessão. Quero lá saber dos 42 golos do ciclone dos Açores!!!

2 Comments:

Blogger Gonçalo Taipa Teixeira said...

O Ciclone dos Açores é quem mais atura críticas injustas por parte dos adeptos, meu caro... Se não marca, nunca se lembram de que a bola pode não ter lá chegado, por exemplo... Já Figo joga sem jogar: ainda faz cruzamentos fantásticos e, acima de tudo, assusta os adversários só de nome, sendo uma mais valia para prender um ou dois defesasmesmo que não jogue nada. Vai fazendo a figura que o "Maradona dos Cárpatos" fazia na sua selecção Romena nos últimos anos de carreira. A diferença é que aquela Roménia pouco mais tinha, enquanto que Portugal tem mais artistas. Pensemos nisso.

1:55 da tarde  
Blogger 1313 said...

Nem mais ... nem mais ...

3:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home