quinta-feira, outubro 13, 2005

Micro-causa

Acho que não é presunção minha afirmar que (ver aqui e aqui) fui um dos primeiros a aderir à micro-causa da Bloguítica e até que fui, indirectamente, um dos impulsionadores das magníficas perguntas do Paulo Gorjão. Não quis transpor uma posição que tomei na Loja-dos-300 para o Mau Tempo no Canil, porque o Martim não é obrigado a subscrever ou a estar associado às minhas opiniões.
Dito isto, a micro-causa terminou ontem para mim. A explicação de José Manuel Fernandes no clube dos jornalistas é suficiente, até porque sempre considerei que o jornalista que escreveu aquela notícia é um óptimo profissional. Para mim, e continuarei silenciosamente a aguardar uma explicação mais pormenorizada sobre o caso, o que estava em causa era a diferença de critérios e explicações entre esta notícia e outras (por exemplo o não apoio de Cavaco a Santana). O director do Público disse ontem que se a notícia for falsa, fará um desmentido no jornal. E se isso não apaga todas as contradições na condução do dossier Cavaco, pelo menos dá-me a segurança de saber que o meu jornal favorito não enveredou pelo caminho do autismo, da falta de profissionalismo, da mentira e da parcialidade política.
Last but not least, a micro-causa da Bloguítica foi um acontecimento da maior importância na blogoesfera. Concordo com tudo (mesmo tudo) o que o Paulo Gorjão escreveu sobre este assunto e acho que ele deve ser felicitado por inaugurar o novo paradigma em que os blogues fazem vergar os media tradicionais. Não é coisa pouca, pois não?


Actualização: o Paulo Gorgão obviamente é Paulo Gorjão. Ficam as desculpas e as emendas...