domingo, junho 17, 2007

Histórias

Um almoço cheio de histórias de Vasco Teles da Gama, Marquês de Nisa; Conde da Vidigueira e outras cousas mais. Instado por um familiar a não se apresentar com nome tão célebre, respondeu que "era Vasco da Gama há 400 anos". A mulher, cujas semelhanças físicas com Bianca Castafiore eram óbvias, fazia-se acompanhar, por onde andasse, de um piano de cauda. O meu avô apalavrou ajuda no transporte do dito instrumento pelos confins de África, na condição de Vasco Teles da Gama lhe relatar, numa carta de sete páginas, o minucioso duelo com o Garganta do Império, governador de uma cidade angolana que jurara, devido a maus fígados repúblicanos, receber o Vasco da Gama à bordoada. Maneiras diferentes tiveram os ingleses que receberam, em Goa, o ilustre descendente com um número de salvas de canhão superiores ao do próprio Governador. Formalismos que nem o próprio apreciava - no Cais de Sodré, vestido de fraque e cartola, evitou uma cena de pancadaria entre fidalgos e plebe com o seu discurso para todas as ocasiões: "O povo espezinhado não consente que haja deuses, reizes ou tiranos. Os reizes são tal e qual a outra gente. Povres ou ricos todos semos manos".

4 Comments:

Blogger EMALMADA said...

Gostei deste blog.
Para lá de uma certa Almada virtual na televisão e nos encartes de jornais, há quadros, cenas e imagens de uma Almada real escondida e esquecida que os almadenses não gostavam de ver actualmente.
http://emalmada.blogspot.com

2:27 da tarde  
Blogger Duarte Nunes de Almeida said...

Não se escreve há mais de um mês?
A que se deve este "silêncio"? A sonoridade deste silêncio assusta-me...

11:02 da tarde  
Blogger Unknown said...

Boa Tarde!

Sou aluno de comunicação social, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Encontro-me a fazer um trabalho final de curso, sobre blogues de jornalistas.

Há mais de dois meses, enviei para o mail do vosso blogue um questionário, que necessito que o(s) colaborador(es) do blogue respondam. Mas ninguém respondeu

Preciso da vossa ajuda. Preencher o questionário n demora mais de 5 minutos. Sendo vital para a conclusão do meu trabalho.

Por favor, respondam ao questionário, que enviei de novo para o mail do vosso blogue. Vocês são a minha principal fonte de informação, sem a vossa colaboração, deito meses de trabalho para o lixo. Sem a vossa ajuda, não posso concluir o meu trabalho, e acabar o curso.


Por favor, enviem os questionários para este mail:
nuno.gasparmarques@gmail.com

Grato pela sua compreensão e ajuda

3:42 da tarde  
Blogger Unknown said...

O mail que enviei com o questionário, deu erro. Não permite a entrega.

Por favor, enviem para o mail nuno.gasparmarques@gmail.com, outro mail para onde possa enviar o questionário´.

Por favor, preciso da vossa colaboração

3:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home