segunda-feira, janeiro 01, 2007

O primeiro aviso

Depois do namoro pegado de 2006, Cavaco Silva inicia o ano de 2007 com uma mensagem de Ano Novo em que marca claramente as diferenças e distâncias para o Governo. O Presidente diz que é hora de se começarem a conseguir "resultados", e aponta três áreas fulcrais: Educação, Justiça e Economia.
Sendo certo que o clima na justiça, com o pacto assinado entre PS e PSD, parece mais pacificado que em anos anteriores; e que na educação dificilmente se conseguem resultados visíveis no curto prazo.... é para a economia que devemos olhar com atenção: E Cavaco atira sobre Sócrates a responsabilidade de conseguir desde já inverter o rumo de afastamento com os países da UE. Ora, sabendo-se como se sabe como está difícil o descolar da economia nacional (com crescimentos pífios de 1 % e mais umas décimas, no máximo) este parece um desafio particularmente exigente para o Governo socialista.
O Presidente vai continuar disposto a cooperar com o Governo, mas deixa pela primeira vez claro que poderá deixar de estar com Sócrates se a atitude e forma de governar do eng. socialista não lograrem aquilo que tanto diz ao economista de Belém: resultados palpáveis. E, em boa verdade, até agora temos tido muito fumo para pouco fogo.
2007 não tem eleições mas, afinal, até se pode revelar um ano politicamente bem marcante!