domingo, outubro 16, 2005

Lar da Criança

Lembro-me como se fosse hoje. Eu a entrar na escola sem choros porque os homens não choram. Depois foram quatro anos cheios de educação, amor e justiça. E não, aquilo não era uma escola de betinhos, era uma escola de gente boa. Lembro-me da cartilha, da festa de Natal em que se dançou a marcha escocesa. Lembro-me de pintar o autocarro e da franja da Mila, a minha professora da terceira classe. Também me lembro do senhor Abel ("Sr Condutor ponha o pé no acelerador, se chocar não faz mal, a gente leva-o ao hospital") e do João, que não tinha pernas, mas fazia aulas de natação connosco. Lembro-me da Maria Martinez, a minha única e primeira paixão, e da Ana que tinha trissomia e tirou um curso superior. Lembro-me do Janeca (o chefe da 4-A), da Maria Fernanda, que me ensinou a ler na cartilha, da Melinha e da Lena. Lembro-me ainda da mais famosa e pedagógica frase jamais inventada na língua portuguesa: "Se te portas mal...vais à Bertinha".
A Bertinha é a directora (desculpa, Rita, mas a Bertinha será sempre a directora) do Externato Lar da Criança. Ontem, num jantar cheio no parque das Nações, comemoraram-se 55 anos do colégio. Estavam lá os ex-alunos. E estava a Bertinha. Cumprimentá-la é uma tarefa para gente mais dura que eu. A gente chega, fala alto o nome e ela reconhece-nos. Está sem vista. Continua a ouvir com o coração...

11 Comments:

Blogger TR said...

Há histórias que parecem inventadas de tão fantásticas que são. É um texto muito bonito!

11:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As inscrições para o 1º BLOG CUP , competição entre Blogs encerram no dia 22 de Outubro de 2005. Inscreve já o teu. É gratuito.
Vai a http://supershow.blogs.sapo.pt e informa-te mais.

11:40 da tarde  
Blogger inês said...

betinho sim senhor. mas um betinho que escreve bem. que pensa bem. e, mais importante, que sente bem.

10:47 da manhã  
Blogger FTA said...

Obrigado, minha linda...

11:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que texto tão bonito, e tão cheio de sentimento!! A Bertinha é e será sempre a alma do Lar da Criança. Tudo o que o Lar da Criança é e será o deve á Bertinha!
Bertinha nunca será esquecida nos nossos corações. Obrigada por todo o carinho, amor, amizade e dedicação!

4:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Andava eu a passear pela net quando me deparei com isto. Vieram-me lágrimas aos olhos...
Também fui aluna, mas não pude participar no jantar, não estava em Portugal.
Conta-me mais!

1:21 da tarde  
Blogger Rita Frazão Gonçalves said...

Que saudades do Lar da Criança!
Foi a melhor surpresa que tive quando cheguei a Portugal.
Estive no jardim de infância no Brasil e tinha uma educadora horrível, má como as cobras....
O Lar da Criança acolheu-me com muito amor e carinho!
Que nostalgia ler este teu texto.
Agora tenho uma filha com 1ano e meio e adorava que ela fosse aluna do lar da criança.
Beijos,
Rita Gonçalves

12:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fiz uma pesquisa no google por Lar da Criança e vim aqui parar.
Ao ler este texto não consegui evitar o nó na garganta e os olhos molhados.
Maria Fernanda, Melinha, Mila, Maria da Luz. As minhas professoras da primeira até à quarta classe. A minha preferida? A Mila, claro.
Lembro-me de quase tudo o que é mencionado no texto. Lembro-me também da Balela. E das guerras de bolotas quase todas devido à eterna rivalidade entre as turmas A e B. Lembro-me de todos os que foram da minha turma. Um grande abraço para eles.

2:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá..

eu sou a nucha, irmã do joão que nadava contigo
na piscina lá do cimo da rua
do (nosso) lar da criança.

gostei muito do teu texto.

obrigada.

:o)

1:25 da manhã  
Blogger Marina Baptista said...

Andava eu a navegar na net e derrepente isto...O lar da Criança, meu deus que saudades...

das 6ªS feiras maravilhosas em que levava uma nota verde de 20 escudos para comprar flocos de neve.

dos jogos ao bate pé no recreio...
do joão que nadava de igual comnosco, da Babela, das musicas que cantavamos na carrinha...

Não sabia que organizavam jantares, aqui fica o meu contacto:

marinabaptista31@hotmail.com

bjs

12:43 da manhã  
Blogger Unknown said...

Olá eu chamo me Adelina e tambem andei no Lar da Criança e perdi contacto com todos os meus colegas. Foram os meus melhores anos. beijinhos para todos.

11:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home