domingo, fevereiro 05, 2006

O caso do cartoon blasfemo (réplica)




Não, não me sinto a escarrar em ninguém - sequer em qualquer muçulmano - pelo facto de utilizar este cartoon.
Sim, sinto que tentam escarrar em cima de mim quando vejo milhares a ulularem e a manifestarem-se de forma violenta contra o modo de vida ocidental, a invadirem representações diplomáticas ou a queimarem bandeiras da dinamarca, e mesmo da Noruega e da Suécia (a suiça que se cuide, que também tem uma cruz na bandeira).
Sim, sinto que deixamos que escarrem em nós quando vejo altos responsáveis políticos (falo do nosso primeiro-ministro, falo) a dizer que "é preciso respeitar a dignidade dos outros", numa reacção que, sob a capa de moderação, só revela tibieza perante o mais primário fanatismo e intolerância.
Há assuntos em que tudo o que não seja a mais absoluta firmeza representa, à la longue, um recuo civilizacional inaceitável. Qualquer dia temos manifestações no mundo árabe de indignação por aparecerem imagens de almoços e jantares de infiéis durante o mês do ramadão, e os nossos políticos vão pedir para que comamos intramuros durante esse mês. Qualquer dia os senhores não querem que as nossas rádios emitam durante os momentos das suas cinco orações diárias e nós vamos deixar que o silêncio impere.
E se disserem que se sentem violentados por aparecerem miúdas de biquini? Ou por eu beber uma imperial numa esplanada? os exemplos são ridículos, são, mas em tese também o seria o exemplo da publicação de um cartoon a retratar maomé. E nós estamos a ceder.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sim de facto os seus exemplos e comentários são ridículos e um pouco de bom senso talvez lhe iluminasse o caminho. Deite a gasolina no fogo que quiser, mas depois...aguente-se! E não nos chateie com mais queixinhas. Ou ainda não percebeu que quem semeia ventos colhe tempestades?

11:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ó Margarida, a posição de cócoras não será a melhor para escrever nem para raciocinar.

12:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó Margarida, de facto, a posição de cócoras não será a melhor para escrever nem para raciocinar.É a melhor para tu levares no cu...
ASS: C. , uma fã do blog

2:23 da tarde  
Blogger FTA said...

Se este post fosse meu, o terceiro comentário já estava apagado. Só para avisar...

5:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Dear mister Martim
الفلسطيني محمود عباس طالما لم يتعاونمع حركة حماس التي يلتقي قادتها في القاهرة لبحث تشكيل الحكوم

2:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o fa do blog defendendo a liberdade de expressao insulta quem tem opinios diversas. um mimo

3:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

imaginem um cartoon da virgem maria a ser sodomizada e a dizer assim ainda me mantenho virgem. que fariam os catolicos. segundo se explordir uma bomba fruto do extremismo islamico e acirrada por estes cartoons sera que estao dipostos a assumir essas baixas como vitimas da luta pela liberdade? em portugal nao aceitam casamento de duas mulheres pk a igreija faz pressao nesse sentido ou seja a diferença é apenas quantitativa e nao qualitativa. e finalmente como defensor da liberdade tenho k aceitar os cartoons embora os ache estupidos e provocadores e possivel causa de mortes de pessoas inocentes.

3:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home