terça-feira, dezembro 20, 2005

Debates Que Somam

Pode não se gostar do formato. Abominar os candidatos. Franzir o sobrolho quando se ouve o nome dos entrevistadores. Até bramir contra a política e os políticos. Mesmo preferir as novelas da TVI. Mas dificilmente se poderá dizer que os eleitores saem da série de dez debates pior do que entraram.
Os debates, sejam em que formato forem, sejam “entrevistas paralelas”, diálogos acesos, cordatos ou ensosos, até soporíferos, têm sempre um valor acrescentado para uma eleição. Permitem que se fique mais esclarecido. Nem que seja por não termos vista esclarecida a resposta às questões que consideramos decisivas. E esse é um bem inestimável numa democracia que se alimenta da participação dos cidadãos e que tem em cada eleição um momento nobre e elevado.
Nestas eleições tivémos dez debates na televisão. Tivémos confrontos com nomes do peso histórico de Mário Soares, Cavaco Silva ou Manuel Alegre. Com a preparação técnica de Francisco Louçã. Com a convicção de Jerónimo de Sousa. Defraudado? Defraudado ficou quem não os viu.
Ganhou Soares? Ganhou Cavaco? Alegre? Louçã? Jerónimo? Quem ganhou foi a democracia.

3 Comments:

Blogger Carlos Rodrigues Lima said...

"Ganhou Soares? Ganhou Cavaco? Alegre? Louçã? Jerónimo? Quem ganhou foi a democracia."

Mais um exemplo da fé dos crentes! Ganda Martim


Carlos Rodrigues Lima

10:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Essa do quem ganhou foi a democracia, já está muito gasta, soa a futebolês.
Ontem quem ganhou foi Soares.Sem duvida. Mas o que disseram de novo? De novo, de novo...bem...Ah! Até que enfim quer alguem tem a coragem de denunciar a maior fraude eleitoral de sempre.Soares disse, e bem, que o PSD, apesar do nome é um partido de direita, filiado no PP Europeu.
Apresentar-se como social democrata é a maior fraude cometida pelos ex-apoiantes da União nacional, que na passagem para a democracia "arranjaram" esta máscara, a social democracia. Só por isso"G'anda Soares"!
De notar que esta fraude é consentida pelos jornalistas, que tanto se habituaram a ela que não duvido que esta nova "fornada" vinda dos cursos de jornalisno tenha como certo que Sá Carneiro e Cavaco Silva fundaram a social democracia.
Por exemplo teria gostado de ouvir MST, perguntar com o mesmo "arrimo" com interpelou Soares, "Prof. Cavaco Silva você é Social Democrata"?
Mas esse como outros, estão lá para que isso não se saiba, não para que se saiba.Alás, acho que agora passará a escrever no orgão oficial da candidatura de Cavaco- O Expresso.

9:44 da manhã  
Blogger Jose Moreno said...

"Ganhou Soares? Ganhou Cavaco? Alegre? Louçã? Jerónimo? Quem ganhou foi a democracia."

Só faltam os violinos...
Ou será melhor as trompas, trombones e trompetes?

10:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home