terça-feira, janeiro 20, 2009

Canal Benfica

A cerveja já saiu do frigorífico e as pipocas salgadas estão quentinhas e prontas a ser devoradas. Sentado no sofá, com o comando da televisão numa mão e a loura na outra, está tudo preparado. As equipas a postos no relvado. Onze de cada lado, as bancadas crescem de excitação. O árbitro apita. O jogo começa.
Para quem gosta de futebol, nas próximas duas horas, a bola é a rainha. Mas aqui esta é a última vez que se vê a redondinha.
Durante o tempo que se segue, temos os comentadores (com uma câmara apontada para eles). Os comentários dos comentadores (que vibram à séria). As reacções dos adeptos nas bancadas. Os bancos de suplentes. Os aquecimentos dos suplentes que saem do banco. Mas do rectângulo de jogo… nada. Nem uma imagenzinha que seja.
São assim os jogos de futebol, versão Canal Benfica. Uma super-produção televisiva sobre coisa praticamente nenhuma.
Bem se pode dizer que é todo um mundo novo de experiências e de sensações que se abrem ao espectador! Um jogo de futebol transmitido sem se ver o campo! Imagine-se a angústia do espectador depois de um golo relatado do qual não há uma imagem (não acredito que não passe pela cabeça do realizador algo como ‘eh pá este golo foi tão bom, deixa lá mostrá-lo só um bocadinho').
Explique-se: O canal recém-inaugurado não tem os direitos dos jogos, por exemplo, da Liga e da Taça da Liga. A solução encontrada foi dar uma espécie de relato dos jogos da Luz para quem está em casa e não tenha acesso à partida noutro canal. Pode até não ser mal pensado, a solução é que se não é inédita a nível mundial, não fica concerteza longe disso, e é no mínimo curiosa.
Se a moda pega, podemos, por exemplo, começar a assistir a partidas de ténis em que só vemos o movimento pendular das cabeças dos espectadores a seguir a bola, ou a corridas de Fórmula 1 em que somos guiados apenas pelo barulho dos bólides quando passam na recta da meta. Noutra versão, podíamos ter os debates parlamentares entre José Sócrates, Louça e Portas apenas com direito a ver e ouvir os apartes dos deputados…

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

TAMBÁM PARA VÊR ESSES "JOGOS" É MELHOR O TELEVISOR ESTAR DESLIGADO.JÁ SE SABE COM MESES DE ANTECEDÊNCIA QUE UM 3º JÁ É MUITO BOM.

9:20 da tarde  
Blogger josé ventura said...

pois é pois é mas quando os direitos de transmissão das sportv's e outras terminarem quem tiver o canal vê quem não tiver não vê

5:50 da manhã  
Blogger Filipe said...

Antes ouvir os apartes dos deputados que pôr sal nas pipocas.

7:47 da manhã  
Blogger Unknown said...

é fantástico ter durante 90 minutos dois homens a olhar fixamente para mim, e gritarem sempre com o seu copo de coca-cola cheio à frente,sempre cheio... se eles não gostam de coca-cola porque insistem?

6:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home