terça-feira, janeiro 17, 2006

Avó (republicação)

Não tenho o mau hábito de republicar aquilo que já escrevi. Hoje abro uma excepção, uma vez que quem tenha lido o DN pode ficar com a impressão que eu não me interesso pelas presidenciais, em particular, ou pela política, em geral. O João Morgado Fernandes, que escreve aquele espaço dedicado aos blogues no DN, foi totalmente fiel à minha citação, mas porventura terá escolhido um post que revelava mais o meu cansaço com a campanha e seus previsíveis resultados do que os meus sentimentos em relação à política e aos políticos. Porque estes estão muito melhor descritos no post que escrevi na Loja dos 300, em vésperas das eleições autárquicas. Este:

"Votar para mim é uma cerimónia espiritual. E gosto de votar logo pela manhã. Se for o primeiro da secção de voto, melhor ainda. Também tive o privilégio de durante anos ajudar a minha avó a votar. Ia buscá-la ao lar. Comigo levava um boletim de voto feito em casa com todos os partidos que concorriam às eleições. Tirava todas as informações do site da CNE. Depois ela fazia a cruz e eu ficava a saber em quem ela queria votar.
Depois (muitas pessoas desconhecem que os mais incapacitados fisicamente podem votar), levava-a ao centro de saúde de serviço, onde uma médica a entrevistava para aferir se ela tinha capacidade de voto. Ela, a médica, perguntava sempre à minha avó (que mal andava e ouvia muito mal) porque é que ela queria votar. A minha avó respondia sempre da mesma maneira: "Porque é importante votar".
E depois vinham outras perguntas. Como é que se chama? "Isabella". Sabe ler? "Leio o Público e o DN todos os dias". Quantos filhos tem? Uma vez disse o nome dos filhos todos (sem se esquecer dos dois que morreram à nascença) e dos muitos netos. Também já se preparava para dizer que netos é que correspondiam a cada filho e até o nome das noras.
A médica passava o atestado e lá nos encaminhávamos para a mesa de voto. Ela entregava o atestado e davam~lhe o boletim. Ela chegava-se ao local do voto muito agarrada a mim e eu passava-lhe uma lupa (atenção que os símbolos são muito pequenos). Ela via e lá fazia a sua cruz. Eu verificava se tinha votado em quem queria (com base no voto feito em casa) e depois íamos depositar o voto na urna. Este ritual durava, muitas vezes, mais de duas horas.
Desde que tenho 18 anos (agora tenho 32), que sempre fui levar a minha avó a votar. Este ano já não posso. A minha avó votou pela última vez aos 90 anos. As minhas eleições vão ser mais pobres. Não se esqueçam. "É importante votar".

Decisão tomada neste preciso momento: Domingo, vou votar com o meu filho."


Nota: tinha-me esquecido: um abraço ao João Morgado Fernandes.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

São experiências como esta que nos lembram a verdadeira essencia da democracia e a importância de cada voto.

Para pessoas como eu que nasceram em democracia, o direito de voto sempre foi um dado adquirido... Para quem viveu sem ele, o valor é diferente. E é esta diferença que devemos valorizar!

PM
vouserpai.blogdrive.com

4:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada, ainda bem que republicou este texto, pois assim tive acesso a ele.
Sou de uma geração entre a sua e a da sua avó e, como pode imaginar, continuo a achar que é muito importante votar, sempre!
ME

5:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só não concordo quando diz que as suas eleições vão ser mais pobres.
Olhe que não é verdade - leva o exemplo da sua avó e vai com o seu filho.
ME

5:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

São diferentes.


fta

6:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tomei a liberdade de reencaminhar a sua mensagem para uns quantos amigos.
Achei que é um contributo de peso para os fazer vencer a inércia que se vem instalando relativamente à importância de participar.
ME

1:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao dispor...


fta

2:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Simplesmente divinal! Não só nos transmite a obrigação de estarmos, também, na urna neste Domingo, como, no meu particular caso, me relembra a minha querida Avó....que este ano não vai igualmente votar...

MJC

4:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home