terça-feira, janeiro 17, 2006

amuos

a minha filha maria odeia perder. estabelece as regras do jogo e não se inibe em mudá-las à sua vontade, sempre que, a meio caminho, se apercebe que não lhe convêm. se lhe fazem frente ou se, mesmo assim, não consegue inverter a situação, vira costas e diz «então na brinco mais». acho que é uma fase, mas traz-me sempre uma lembrança desagradável.
no fim de semana passado, depois de assistir a mais uma cena de amuo, chamei-a e expliquei-lhe que quando se joga com outras pessoas, tem de se aceitar as regras de todos. não pode ser tudo como nós queremos e quando queremos, senão os meninos fartam-se e deixam de querer brincar connosco. e contei-lhe:

há muitos anos, havia um menino chamado pedro que quando começava a perder, pegava na bola e ia-se embora. fez isto tantas vezes que, uns anos mais tarde, já ele era grande e mandava em portugal, as pessoas, cansadas de tantos amuos, fartaram-se depressa dele e mandaram-no embora. espero que, ao menos, o pedro tenha servido para educar a minha filha.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Afinal o senhor sempre serve para alguma coisa.. E andavamos todos de olhos tapados e não viamos... tss... tss...

3:53 da tarde  
Blogger Unknown said...

há que aproveitar tudo aquilo que temos... para o bem e para o pior!

1:20 da manhã  
Blogger Joana said...

Ao ler a história pensei: "Como eu entendo a Maria!", é complicado perder, principalmente quando depois temos de levar com Pedros.

E agora...que as eleições presidencias estão mesmo à porta, apetecia-me fazer como a Maria "Assim não brinco!". Este jogo está viciado, as regras não são iguais para todos e os que têm o verdadeiro poder na mão (leia-se voto) têm memória curta e gostam de sofrer.

Domingo lá vou eu votar. Espero não ter pesadelos na noite anterior como aconteceu em Março de 2002 (andava a fugir de um arrumador com bandeiras cor-de-laranja em plena cidade do Porto). E ainda tenho esperança que a história seja bonita para que a Maria possa crescer e aprender em Português!

7:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home