quinta-feira, novembro 03, 2005

Soares e os media (mais uma vez)

Há uns tempos o Martim quase me despedia por causa destas linhas:

"Mário Soares tem um enorme problema entre mãos. As pessoas pensam que ele vai perder, o que já de si é um passo para perder mesmo. A razão é simples: nenhum jornal ou televisão quer fazer notícias antipáticas para o futuro Presidente da República. Ou seja, nos media, Cavaco Silva passará sempre entre os pingos da chuva."

E destas

"A poucos meses de irmos a votos, só tenho uma certeza: Mário Soares, que tem atrás de si uma longa tradição de manipulação dos media, vai ter de lutar contra Cavaco Silva, três candidatos à sua esquerda e a comunicação social que interessa (a que marca a agenda dos outros)."

Agora até o imparcial Pacheco Pereira veio dizer isto:
"Cavaco tem sido beneficiado por um melhor tratamento comunicacional, mas tem feito por isso. Soares tem-se exposto demasiado nas suas fragilidades, mas, mesmo assim, beneficia de velhos silêncios e cumplicidades. O que joga hoje mais contra Soares, é infelizmente uma velha pecha da nossa comunicação social: gosta de estar com quem ganha e tende a diminuir quem está na mó de baixo. Antes, Soares beneficiou deste factor, hoje é prejudicado por ele."

Não é assim tão diferente do que eu pensava. Pois não, lindo?