terça-feira, novembro 29, 2005

A direita, os media, os EUA e Portugal (II)

A televisão é outro meio de comunicação social progressivamente ocupado pelos republicanos. Nomeadamente, a televisão por cabo. Fundada em 1996, a FOX News ultrapassou pela primeira vez a CNN em audiências. Tem 85 milhões de assinantes (oito milhões por dia) e uma agenda conservadora. Gosta de sublinhar que os restantes media não estão em sintonia com os valores dos americanos e não tem inibições em descarregar toda a sua fúria sobre os rivais liberais. Aborto, fé e combate ao terrorismo são os assuntos favoritos da estação. Na Primavera, foi estimado que, no último ano, já tinham atacado o New York Times em mais de 60 ocasiões. Oliver North, o do Irangate, é correspondente da FOX e foi um dos escolhidos para destruir eficazmente a história, publicada pela NewsWeek, dos exemplares do Korão profanados em Guantanamo. E o efeito FOX, de acordo com autor do artigo, estendeu-se a outros grupos. O Sinclair Broadcast Group, mais de sessenta estações locais de televisão, proibiu oito estações que passam o programa da ABC Nightlight de lançarem no ar uma peça onde eram revelados os nomes dos mais de 1000 soldados americanos mortos no Iraque.
O panorama só é mais assustador nos blogues. Exacto, nos blogues.De acordo com o technorati lá do sítio, The Truth Laid Bear, oito dos maiores blogues americanos são conservadores. Instapundit, Power Line, Free Republic, Captain´s Quarters, The Volokhov Conspiracy e Litle Green Footbals são alguns deles. Têm ainda a companhia de sites como o Drudge Report (três mil milhões de visitas por ano), World Net Daily (blog cristão de direita) e o Dow Jone´s Opinion Journal.
Todos eles - sites e blogues - são frequentemente citados pelos radialistas de peso como Russ Limbaugh que multiplicam as suas audiências. Especializados em destruir histórias dos "mainstream media" e neles procurarem influências esquerdistas perniciosas, já conseguiram, entre outros feitos, fazer substituir o apresentador do mais célebre programa americano (60 minutes) ou mudar o correspondente do Wall Street Journal no Iraque. E o pior é que estes blogues multiplicam-se como ratos. Hugh Hewitt tem um blogue com mais de 40 mil visitas diárias e é colunista da conservadora Weekly Standard. Considera que os blogs são uma "maneira eficaz de espalhar a palavra de Cristo" e já inspirou, segundo o próprio, a criação de outros 250 blogs evangélicos. Esta tendência não se verifica apenas nos blogues. A Christian Broadcasting Network emprega mais de 700 profissionais em três estações americanas e várias estrangeiras. Os evangélicos controlam seis televisões com emissões nacionais e 2 mil rádios religiosas.
Com os jornais tradicionais ( e mais independentes) a cortarem custos, perderem leitores (os mais novos não lêem nos EUA) e lucros (em alguns casos) ou, pura e simplesmente, a serem dominados pela agenda conservadora, não admira que os sentimentos dos jornalistas americanos. Um bloguista ligado à Columbia Journalism Review diz que "eles nunca se sentiram mais ameaçados".

(continua)