quinta-feira, fevereiro 24, 2005

A X Legislatura

A existência de uma maioria absoluta, dê lá por onde der a futura governação, é um factor de estabilidade e responsabilização essencial. Sobretudo depois de duas legislaturas e três governos que não foram até ao fim do seu caminho.
E é também um factor positivo saber-se que, pelo menos nos próximos tempos, o PSD será liderado pelo experiente Marques Mendes. Porque isso quer dizer duas ou três coisas importantes: desde logo, que a balcanização laranja será estancada e que em vez disso vai rapidamente aparecer um partido pronto a fazer oposição a sério aos socialistas e a José Sócrates. Depois, porque uma oposição liderada por Marques Mendes é em princípio garantia de ser uma oposição forte e eficaz. E isso só pode obrigar o governo a ser também ele mais forte e eficaz, não se deixando adormecer ou enlear em caminhos tortuosos.
Além disso, o facto de Mendes ser um bom e experiente parlamentar (várias vezes responsável governativo pela pasta e líder parlamentar durante vários anos) pode permitir ao Parlamento não perder o palco da discussão política. O que é sempre um risco em casos de maioria absoluta de um só partido.