segunda-feira, novembro 08, 2004

Capital ou Kapital?

O DD e o RCP entretém-se hoje a polemizar sobre a Esquerda e a Direita, polémica sempre tão útil e tão estéril, mas, como por vezes acontece aos seres humanos (felizmente no caso deles nem é assim tão frequente), erraram o alvo. Falaram sobre o que não é verdadeiramente importante no trabalho de hoje da Capital.
Um, o primeiro, ataca o jornal por manifestar claramente, e de uma forma jornalisticamente limpa, uma opção política editorial vincadamente de esquerda, alegadamente com cheiro de naftalina.
O outro, o segundo, ataca o primeiro dizendo que tem é dor de cotovelo por a direita não ter figuras à altura de merecerem retratos de cinco páginas num jornal diário, como merece o Soares pai.
Pois a mim o que mais me impressiona é a forma como este antigo jornal de Balsemão parece estar a conseguir dar a volta, mostrando que as notícias da sua morte podem bem ter sido um pouquinho exageradas.
Não concordo com o caminho da escolha de um dos lados da barricada ideológica, mas a forma aguda e noticiosamente relevante como o jornal do Osório o tem feito é de realçar. Primeiro vem a notoriedade (com notícias, cachas, manchetes, abordagens novas), depois a audiência. Segue-se a conquista de mercado publicitário, igual a mais dinheiro, com o qual se pode investir na feitura de um produto cada vez melhor. A ver vamos.

E, afinal de contas, quanto à polémica, isto de um gajo notoriamente de esquerda como o DD fazer de reacças de direita e outro, marcadamente direitista, fazer as vezes da voz grossa da esquerda, é assim como pizza de bacalhau com natas. Não liga bem, não é?