domingo, novembro 07, 2004

Saudades do Cavaco

Está no Causa Nossa um grito de alma, da autoria de Luís Osório, que sinto como muito meu:

Desculpem-me o desabafo, mas aquilo que não perdoo a Santana Lopes e, porque não, ao Presidente da República, é terem-me feito sentir saudades do homem que me acompanhou durante toda a adolescência.(...) Saudades do Cavaco é uma traição à minha juventude.

É verdade, fala ele, o Osório, e falo eu, o Martim, de saudades do Cavaco e de como isso nos irrita.
Pois é, a pequena diferença (entre o que o Osório pensa e o que eu penso) é que eu recuso culpar apenas o Santana e culpar o Sampaio, efeitos e não causas de uma mediocridade crescente da classe política e da sua praxis. Eles são culpados, sim, mas para mim (entre outros) o Durão também é culpado das saudades que tenho, porque foi cobarde e fugiu para Bruxelas. Para mim, o Guterres também é culpado das saudades que me irrita ter, porque foi um cobarde e fugiu para casa.

E, no fundo, também eu sou culpado por ter saudades da mediocridade provinciana e com falta de mundo.