quinta-feira, julho 13, 2006

Puta que pariu

O Guardian publicou ontem um artigo engraçadíssimo sobre a "mãe de todos os insultos". Traduzindo: o jornal inglês explica que David Beckham foi expulso em Espanha por chamar "hijo de puta" a um fiscal de linha. Diz ainda o jornal que o jogador inglês deveria ter pedido desculpa pela sua ignorância da cultura latina e não pela sua falta de conhecimentos linguísticos do espanhol - a desculpa que evocou na altura.
Assim, lança-se a tese que a nossa cultura "venera tanto a maternidade que sente particularmanete qualquer insulto misógino sobre a mãe". A verdade, defende-se, é que em Inglaterra o mesmo insulto não seria tão ofensivo, o que pode ser explicado "pelo facto dos ingleses se terem livrado do culto da Virgem Mãe de Cristo durante a Reforma". Assim, "só os países católicos como os do sul da Europa estão inculcados profundamente com este culto da mãe". Provas desta fixação latina? Por exemplo o filme "Tudo Sobre a Mnha Mãe" de Almodovar; a evidência que "os italianos adoram as suas mães" e a certeza que, ainda em Itália, se "trespassa uma relação sagrada quandos e insulta uma mãe". Já nos países nórdicos e em Inglaterra, contrapõe o autor, as palavras verdadeiramente ofensivas estão relacionadas com o "Diabo" ou com referências anatómicas ou práticas sexuais (Cunt, Fuck).
Mais profunda ainda é a explicação, relacionada com o complexo de Édipo, de que o garoto latino é um ser tão obcecado pela sua mãe que não consegue tolerar a hipótese dela dormir com outros que não ele. Está a falar-se da avassaladora hipótese da nossa mãe ser promíscua. Conclusão: David Beckham dificilmente apanharia um cartão vermelho se dissesse ao fiscal de linha, e passo a citar o original, "Tu padre es un gigolo qui tiene cópula con una multiplicidad de diversos socios". Zidane estás perdoado. Afinal "everyone comes from their mother".

Nota: Nem sequer evoco a muito portuguesa tatuagem "Amor de Mãe" para comprovar a que grupo pertencemos.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ó francisco, é verdade que estás a trabalhar para o governo? se for verdade, lamento. perde-se um bom jornalista.

10:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Conforme diz o ditado "Se filho da puta és, nunca transpire do pés". Um sujeito teve de ir a tribunal acusado de ter chamado Filho da Puta a outro. O advogado disse na audiêndia: "Sr. Dr. Juiz, o meu constituinte não quis ofender ninguém. Reparemos, se um jogador de futebol pega na bola no meio campo, corre até à baliza, fintando 5 adversários, remata e marca golo, todos gritam: "Que grande filho da puta!". Perante um quadro do Picasso, ou do Rubens, ou doutro grande pintor, quem não exclama: "Que grande filho da puta"? Ora, isso são elogios, não insultos.
Na leitura da sentença, disse o Juiz: " O acusado vai absolvido e vai em paz, pois ficou provado que nâo quis ofender o queixoso, antes quis elogiá-lo. E se vai em paz deve agrader ao grande filho da puta do seu advogado".
E, como diz o ditado: "Se queres ser advogado, nunca te sintas apertado":

10:12 da tarde  
Blogger FTA said...

É verdade que estou a trabalhar no Instituto Português da Juventude.E é verdade que tentei tudo o que havia a tentar para continuar a ser jornalista.

11:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home