A matemática da dispersão
A propósito dos maus resultados nos exames de matemática do 9º ano, li este testemunho do ex-ministro da Educação David Justino, na sua 4ªRepública...
Da parte do Ministério da Educação há que reflectir sobre o que é o actual 3.º ciclo do ensino básico. Quando em cada ano se dispersa o esforço por dezena e meia de disiciplinas, leccionadas por outros tantos docentes, há que reconhecer que se trata de uma dispersão pouco benéfica ao sucesso dos alunos. Mais vale centrar o esforço num conjunto de saberes estruturantes do que o dispersar por um leque vasto de disiciplinas. A Matemática é das disiciplinas que mais é afectada por esta dispersão e os resultados estão à vista.
...E parece-me que a observação é pertinente.
Da parte do Ministério da Educação há que reflectir sobre o que é o actual 3.º ciclo do ensino básico. Quando em cada ano se dispersa o esforço por dezena e meia de disiciplinas, leccionadas por outros tantos docentes, há que reconhecer que se trata de uma dispersão pouco benéfica ao sucesso dos alunos. Mais vale centrar o esforço num conjunto de saberes estruturantes do que o dispersar por um leque vasto de disiciplinas. A Matemática é das disiciplinas que mais é afectada por esta dispersão e os resultados estão à vista.
...E parece-me que a observação é pertinente.
3 Comments:
hmmm... amiguinho, este umbigo teve uma dezena e meia de disciplinas/ano até ao 12º e não lhe fez mal nenhum.
para tua informação, até acabei a faculdade (tunga! nº 1) com média para fazer mestrado (tunga! nº 2)
inês
Concordo com a objectiva3 e com a Inês. As crianças e os jovens têm muito mais capacidades do que muitos lhes atribuem. Se lhes derem qualidade e lhes exigirem trabalho, são tão bons como os melhores. Já chega de infantilizarem os miúdos, baixarem o nível de exigência, desautorizar os professores e depois fazer cara de espanto perante os resultados.
Aqui no Brasil o ensino de matemática também anda bastante comprometido.
Como o salário dos professores é extremamente baixo, a maioria dos graduandos mais dedicados à matemática não querem seguir a carreira de professor e isso prejudica todos os níveis de ensino.
Sou graduanda do curso de bacharelado em matemática e vejo o desânimo dos meus colegas em relação à perspectiva de emprego: tanto da parte do pessoal que faz licenciatura, quanto do pessoal que faz bacharelado. Ainda tem outro problema: boa parte dos graduandos desistem do curso para pegar um emprego.
Bem, apesar desse cenário tenebroso, eu ainda amo matemática
:)
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